MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO
Conheça algumas
Reitoria
-
Gestão descentralizada das rubricas para os campis da universidade;
-
Transparência dos atos administrativos do cotidiano: criação de plataforma para acompanhar o cotidiano da Reitora e do Vice-reitor;
-
Criação de uma câmara de conciliação de conflitos;
-
Reitoria itinerante;
-
Respeito às decisões democráticas dos órgãos colegiados da universidade;
Gestão Transparente e Participativa
-
Evento Anual de Avaliação
-
Objetivo: Organizar evento anual de avaliação da gestão universitária apresentando metas alcançadas, atividades desenvolvidas, prestação de contas para toda a comunidade acadêmica. Fóruns, mesas redondas e oficinas de discussão e captação de ideias.
-
Metas: Incrementar a participação da comunidade acadêmica na gestão. Institucionalizar plano anual de gestão,sua avaliação e readequação. Consolidar-se como espaço de reflexão e ferramenta para gestão participativa.
Avaliação de desempenho
-
Objetivo: realizar uma avaliação de desempenho e pesquisa de satisfação dos ocupantes dos cargos de direção e função gratificada pela comunidade acadêmica.
-
Metas: institucionalização da gestão democrática. Maior participação da comunidade universitária na gestão universitária. Incremento da satisfação no ambiente de trabalho, eficiência e otimização do serviço ofertado.
Programa: Sistema Transparência - UFERSA PENSANDO COMO VOCÊ
-
Objetivo: Desenvolver procedimentos de transparência que poderão ser hospedados no próprio site da UFERSA ondea comunidade acadêmica e externa terão a oportunidade de participar, acompanhar e monitorar processos de licitação, obras e obtenção de recursos.
-
Metas: Operacionalizar a transparência na gestão; Incrementar a participação universitária nas decisões e no planejamento institucional. Disponibilizar ferramenta (site e fóruns) de transparência e interação para a comunidade.
Projeto: Estruturação das ações afirmativas
-
Objetivos: Criação de políticas de ações afirmativas com pilares a intersetorialidade e a interdisciplinaridade, orientada para combater a desigualdade.
-
Metas:Implementar programas institucionais de enfrentamento ao racismo, ao sexismo, à violência de gênero, à lgbtfobia, à intolerância religiosa, à xenofobia e ao capacitismo, visando eliminar preconceitos, desigualdades e combater o racismo institucional.
-
Difundir as normas contra a violação aos direitos humanos para evitar ou combater o preconceito e a discriminação geracional, de raça, etnia, deficiência física ou mental, crenças, religião, orientação sexual ou identidade de gênero, entre outras.
-
Fortalecer e estimular a produção de conhecimentos, saberes e práticas em Direitos Humanos e Ações Afirmativas nos quatros Campi da UFERSA, estabelecendo diálogos com os movimentos sociais que promovam ações de inclusão social.
-
Construir Comissão Permanente de Verificação da Autodeclaração Étnico-Racial nos concursos para Docentes e técnicos(as) e no processo de ingresso estudantil.
1.3 – Reestruturação Organizacional
Gestão de Processos Administrativos
-
Objetivo: Desenvolver a organização de sistemas e métodos para a gestão de processos na UFERSA, realizando assim uma reengenharia dos processos administrativos que consistem na implementação de manuais de rotinas e procedimentos, gestão da qualidade e melhoria continuada, otimizando o uso dos recursos disponíveis e a busca constante de eficiência nos processos administrativos.
-
Meta: Fomentar a eficiência e qualidade dos processos administrativos. Redução da personificação do serviço público. Transparência nos processos. Redução do retrabalho.
1.4 – Planejamento acadêmico-científico estratégico
-
Objetivo: Estabelecer novos paradigmas de consolidação e expansão da atuação acadêmica institucional visando otimizar a utilização dos recursos na direção da consecução da missão da UFERSA.
-
Meta: Associar o planejamento acadêmico-científico ao planejamento físico-estrutural e de gestão de pessoas nos processos de consolidação e criação de novos cursos de graduação e pós-graduação na UFERSA. Aprofundar estudos de viabilidade considerando as demandas e potencialidades regionais, a estrutura pré-existente na UFERSA e as políticas estratégicas nacionais para o campo da educação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.