top of page

Motivação e reconhecimento

Para atuar em qualquer área, realizar ações e empreender nos diversos espaços do mundo do trabalho, necessita-se de motivação. Isto é, da força motriz que faz as coisas acontecerem, superarem-se os desafios, vencer cada dificuldade e, ainda, impulsionar a diferença em tudo que se pratica.


Contudo, nem sempre as pessoas se sentem motivadas em seus ambientes de trabalho. Alguns fatores podem aqui ser elencados: a falta de reconhecimento, problemas de ordem interpessoal, a não identificação com o que se realiza, a questão financeira (ou seja, baixa remuneração), a ausência de organização no ambiente de trabalho, a falta de definição de papéis e funções, dentre tantos outros pontos.


O que se pode perceber é que uma pessoa que atua sem se identificar com o que se realiza atua sem compromisso e promove uma série de transtornos no ambiente de trabalho, haja vista o descaso e a falta de interesse gerarem um profundo comodismo, aliado à ausência de zelo. Isso proporciona um conjunto de etapas que vão depreciando não só o que se faz, mas a imagem, o produto, o serviço que se faz e onde se realiza.


Nesse sentido, é fundamental que a gestão de qualquer tipo de organização, pública ou privada, esteja atenta ao funcionamento, ao atendimento, à satisfação das pessoas atendidas e de quem compõe a equipe de trabalho, evitando a prospecção de transtornos que venham a refletir na labuta de cada dia, de cada momento. Este cuidado deve ser parte inerente do planejamento e da avaliação.


O reconhecimento é um aspecto que tem feito a diferença nos diversos espaços organizacionais. No atual cenário, as inovações e as metamorfoses tecnológicas têm trazido a criação de novas formas de contato, o que nem sempre vem acompanhado com a avaliação das abordagens e das relações interpessoais. O mundo está a cada dia mais impessoal, as identidades estão sendo construídas por um mundo virtual que nem sempre mostra o verdadeiro sentimento, satisfação e reconhecimento.


Por isso, empreender no campo motivacional é essencial. Investimentos nessa modalidade trazem consigo pessoas capazes de se dedicarem, construírem espaços de conquistas frente ao que se realiza. Além disso, refletir a satisfação no ambiente que se está e o que se faz tem como orientação a visão de uma gestão alinhada, centrada, inclusiva e moldada para sempre buscar e fazer o melhor.


Vale ressaltar que o modus operandi pautado na satisfação é válido para todas as organizações. O mito de que no serviço público se faz de qualquer forma, de qualquer jeito, já é um estereótipo que vem mudando a sua face No serviço público, é possível encontrar pessoas muito qualificadas, trabalhando com empenho e em prol daquilo que se propuseram, com muita satisfação e qualidade.


Generalizar a depreciação e a degradação dos ambientes de trabalho é errôneo e sem sentido. Por isso, o ideal é sempre buscar o melhor, fazer o melhor e ter a certeza de que o reconhecimento público é um dos fatores geradores da promoção, da prospecção, de uma vida organizacional saudável e inovadora. Ter motivação e ter reconhecimento é essencial para o mundo do trabalho, seus resultados e suas ações.


"O reconhecimento é um aspecto que tem feito a diferença nos diversos espaços organizacionais"

DESTAQUE
POSTS RECENTES
SIGA
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
BUSCA POR TAGS
Nenhum tag.
bottom of page