top of page

Liderança não se compra

Muitas pessoas falam em liderança e até acham simples constituir seguidores e conquistar a confiança das pessoas. Na verdade, constitui-se num processo construído e evidenciado, dia após dia, já que não existe o dia certo, o momento acertado em que se conclui a etapa de liderar pessoas.


É importante elencar alguns pontos acerca da liderança: primeiro, quem se quer liderar; segundo, a motivação para a liderança; terceiro, as características de um líder.


No primeiro ponto, “quem se quer liderar”, a premissa pode ser delineada a partir de um perfil do público: da cultura, do lugar, dos costumes, das identidades, das ações, das prenoções e dos desejos trazidos à tona, posto que a liderança é parte de um processo de identificação e isso permeia todas as demais etapas, sem preconceitos e com a aceitação como fundamento.


No segundo ponto, temos a motivação para a liderança. Liderar exige dedicação, esforço, zelo, amor e muita vontade de fazer acontecer. É estar imbuído do sentimento de pertencimento das pessoas e da responsabilização para atendê-las, muito além que estar à frente de uma determinada situação. É estar, sobretudo, capacitado para vivê-la e torná-la parte da vida e do seu cotidiano, sem apropriar-se do poder e do empoderamento gerado pela confiança adquirida.


Terceiro ponto: um líder tem características peculiares, que envolvem o altruísmo, visão, humanização dos processos, sensibilidade, presteza, doação de si mesmo, caráter, atitude, confiança, sabedoria, força, coragem, fé, supremacia dos valores humanos, ousadia, perseverança, ânimo e a certeza que cada passo é uma etapa para uma nova conquista, que tudo o que se faz tem um efeito na vida das pessoas.


Todavia, há quem diga que ser líder é simples, fácil e rápido. Não é simples, pelas etapas e confrontos de ideologias para a agregação de pessoas. Não é fácil, porque as pessoas são diferentes e o limiar de um processo em prol de um foco exige o recuo, a mudança de visão, a coesão de ideias. Não é rápido, precisa de tempo para conquistar, fazer acontecer e liderar. O tempo apresenta mutações em um líder e isso pode trazer a mudança de direção e de pessoas, por isso é preciso tempo para a credibilidade necessária.


Liderança não se compra! Principalmente pelo fato de a credibilidade ser construída no processo de amadurecimento das ações para a aceitação e a confiança, que exigem muitos esforços e atitudes. A proposição para ser líder é mais nata do que adquirida. Muitas pessoas, já na infância, começam a delegar comandos, ações e a serem referência para outras pessoas. Na verdade, a relevância da liderança não está na referência de ter e ser uma autoridade e seu poder, mas na contribuição social e humana que um líder pode influenciar e promover com suas intervenções frente aos seus seguidores.


O processo de liderar é tão complexo que pode ser um ato fundamentalista e, com isso, trazer problemas graves e perdas para a sociedade. Afinal, a sociedade não pode seguir ideais sem ter ideias, nem caminhar para novos tempos se não tiver foco. Por isso, liderança não se compra, mas se constrói, por ser primordialmente responsável pelo novo, pelas metamorfoses do que pode ainda mudar.


"A relevância da liderança está na contribuição social e humana que um líder pode promover com suas intervenções frente aos seus seguidores"

DESTAQUE
POSTS RECENTES
SIGA
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
BUSCA POR TAGS
Nenhum tag.
bottom of page