top of page

O caminho que leva à realização

A realização é inerente à vida das pessoas. Cada ser humano possui desejos, vontades, sonhos e objetivos que precisam ser alcançados. O tempo, em cada etapa, torna- se um forte aliado, pois vence aqueles que estão dispostos a esperar o momento certo para a vitória, aguardando a finalização de cada etapa no processo que conduz à realização.


​No que se refere às etapas do processo, elas estão imbricadas com os desafios e, dentre elas, podemos destacar: vencer a si mesmo; ter foco; perseverança; capacitação; resiliência; e acreditar que é possível ser diferente e fazer a diferença.


O mote em vencer a si mesmo está alinhado com ter foco. A capacidade de superação é a gênese do vencer a si mesmo, haja vista a vulnerabilidade do ser humano, suas fragilidades e as consequências que marcam o cotidiano, por meio do convívio com as pessoas, que podem, em alguns momentos, levar a desistir. Todavia, as palavras de desânimo conduzem à perda de foco, e isso determina a fraqueza e a certeza de que nada vai dar certo.

Quando se fala em perseverança, é bom deixar claro que a realização que estamos aqui elencando não se refere, sobretudo, à profissional. Todas as pessoas possuem famílias e, com elas, situações peculiares que exigem cautela, humildade e, muitas vezes, há necessidade de silenciar no processo de perseverança. Ela nos ajuda a entender que é preciso tempo para todas as coisas, e todo processo de transformação começa em nós mesmos, depois nas pessoas. Isso facilita muito o entendimento das relações interpessoais em casa, com as amizades e no nosso ambiente de trabalho.


A capacitação e a resiliência andam juntas, no sentido de que sua capacidade de adaptação na vida deve ser atrelada a metamorfoses de atitudes, de formação e de competência. Em muitos casos, as pessoas possuem habilidades, mas falta a força de vontade para ser e melhorar o que se faz. Isso é um critério importante e vai traduzir, inclusive, que a questão de gênero nos espaços da vida e do mundo do trabalho não são fatores limitantes, mas que se sobressaem por meio da resiliência de cada pessoa em aceitar-se exatamente como ela é.


Fazer a diferença e ser diferente devem fazer parte da luta pela conquista idealizada por cada pessoa, em cada momento. Em não ser igual e não repetir a experiência das outras pessoas apresenta-se a capacidade de superação, que leva à realização. Em alguns casos, estereótipos precisam ser vencidos e paradigmas quebrados. O ideal é sempre estar ciente do cenário que se está vivendo, em qualquer espaço da vida. Cada momento da vida é sempre novo, não existe sua repetição. O cotidiano e a rotina são dependentes da sua forma de ser e de agir, e não das pessoas que estão a sua volta.


​Para ter a história que ninguém contou precisa-se de muita força de vontade, de querer fazer e acontecer não de qualquer forma, de qualquer jeito ou qualquer modo. Essa história diferente de realização é escrita pela ação de cada dia, por cada passo dado e, principalmente, pela direção que se está seguindo. Dar tempo, em todo tempo, recomeçar e tomar o rumo certo.


O mais certo é ter a certeza de que o que se faz é certo, que não prejudica pessoas e que o que se faz te faz, também, feliz. Afinal, não somos perfeitos, mas se buscarmos o aperfeiçoamento necessário para ser melhor dia após dia estaremos mais próximos de sermos melhores, no caminho que leva à realização na vida.


"Em não ser igual e não repetir a experiência dos outros apresenta-se a capacidade de superação"

DESTAQUE
POSTS RECENTES
SIGA
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
BUSCA POR TAGS
Nenhum tag.
bottom of page