Visão e experiência no serviço público
Atravessar as demandas no serviço público, em especial nas Universidades, exige habilidade para lidar com as situações que já são rotina nas Institituições, assim como é relevante ter percepção para que a rotina seja transformada, melhorada e entendida à luz de um futuro.
Nem sempre o que planejamos tecnicamente acontece, pois podem vir os imprevistos das mais diversas áreas e, também, os contrapontos e ajustes que vão sendo delineados de acordo com a realidade. Posso até dizer que lidar com o cotidiano por muito tempo traz o que chamamos de experiência. No entanto, os entraves dessa fase costumeira podem gerar uma gestão sem visão.
Nesse ínterim reside o fato de alguns gestores se perderem no exércicio de sua função, ou melhor, na missão institucional. Acha-se que o que se faz há muito tempo, todos os dias, assegura qualidade e consolidação de ações para projeções futuras. Todavia, acabam comprometendo o serviço oferecido e a sua qualidade no momento em que não planejam inovações e melhorias, a partir dos métodos e das ferramentas utilizadas.
Uma gestão tem que estar alicerçada numa visão. Tal visão deve ter foco, objetivo, planejamento, saber exatamente onde quer chegar para não entrar na rotina, com uma visão demarcada pelo que deu certo, sem ousar em novos rumos que levam, consequentemente, ao crescimento.
A falta de visão pode conduzir à ausência de experiências importantes, duradouras e promissoras em tempos vindouros. A visão também pode oportunizar atitudes diferenciais numa gestão e prevenir, inclusive, tempos considerados difíceis, com estagnação de crescimento.
No serviço público e, em especial, nas Universidades, a visão serve para promover a consolidação e a otimização de recursos públicos, além de contribuir com o desenvolvimento regional e com o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão. Uma gestão universitária visionária produz um futuro de liderança na qualificação profissional e eleva a qualidade do serviço como referência no campo do compromisso, comprometimento e a ética, inclusive dos servidores envolvidos no processo.
"Uma gestão tem que estar alicerçada numa visão"
Comments