top of page

A importância da decisão e do foco

Durante o nosso cotidiano, é comum nos depararmos com a dúvida, com situações que nos levam a refletir qual o melhor caminho, ocasiões que podem influenciar uma vida, que não apenas a nossa, mas das pessoas que estão ao nosso redor nos mais diversos ambientes da nossa convivência na vida hodierna.


Alguns pontos precisam ser elencados para minimizar tais efeitos como planejamento, foco, visão nos objetivos e a decisão acertada.


Iniciando pelo planejamento, apesar de ser uma ferramenta técnica administrativa utilizada nas organizações como premissa básica para a governança, ele consiste num aporte importante para guiar ações, iniciativas, projetos de vida, rotina, organização, a ação e mais: conduz ao comportamento guiado por atitudes proativas e otimizadoras dos fazeres na vida no dia a dia.


O foco está diretamente relacionado ao objetivo que se quer alcançar e, sobretudo, ao fortalecimento do que se realiza. Pessoas que não sabem para onde vão e quais são seus horizontes vivem começando coisas e deixando de lado, não conseguem prosseguir e possuem dificuldade para enfrentar as dificuldades encontradas nos seus percursos, justamente porque não tem clareza de seus ideais e, nesse interim, facilmente desistem daquilo que estão pretendendo fazer.


Já a visão nos objetivos ajuda na compreensão das etapas a serem seguidas, cumpridas, e até vencidas, quando se tem planejamento e foco. Os objetivos ajudam a identificar o que se pode fazer, o que se deve fazer e até mesmo o melhor momento para atuar. Aliar o tempo e as condições numa dada ação é primordial para que nossas vontades, desejos, sonhos, ideais e projetos possam acontecer. Todavia, nem sempre se precisa de muitos objetivos, mas daqueles que vão dar conta do atendimento dos anseios e das necessidades.


A decisão acertada é tudo, posto que a análise custo-benefício de uma ação feita no momento certo, e antes de se tomar uma decisão, é essencial. Existem decisões que podem mudar uma vida inteira (geralmente as decisões irão refletir em tudo para o futuro) e agir acertadamente pode evitar problemas para nós e para os outros. É difícil, as vezes, avaliar o reflexo de uma decisão, pois muitas vezes a emoção, o momento, a ação induzida por um momento sem pensar nas consequências, podem ocasionar sérios prejuízos, inclusive morais, no futuro.


O mais coerente seria saber aonde se quer chegar e para que se enseja tal objetivo. Assim, teríamos clareza e visão para avaliar o que é melhor frente às circunstâncias da vida, tendo em vista que toda ação sempre vem com uma reação e as proposições pautadas num foco evitariam a indecisão, a frustação, a ansiedade, processos depressivos, crises de identidade e prejudicaria menos as pessoas que convivem conosco.


É sabido que manter o foco e a visão no que se deseja não pode ser uma obsessão. Deve contemplar o alvo, a realização e, acima de tudo, a busca de ser feliz e de promover esperança, já que errar é do ser humano e que evitar o erro faz do ser mais humano ainda.




DESTAQUE
POSTS RECENTES
SIGA
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
BUSCA POR TAGS
Nenhum tag.
bottom of page