Mossoró: Uma história de mudanças
O espaço das transformações é também um espaço de conquistas. Mossoró possui um cenário interessante no contexto das mudanças, pois, com todos os avanços e tendo em vista possuir um cenário econômico bastante promissor, a identidade desse lugar está no seio de sua cultura, através das manifestações presentes em vários meses do ano, moldada por eventos e pelos vultos de um passado que não volta mais.
É uma cidade média em evolução, que tem sua história centrada no ideal da resistência e projeta sua imagem para o mundo como “pioneira”. O percurso da história que a constituiu, e o palco que a mesma constrói, é um cenário de identidades calcadas do pioneirismo da luta, nos ideários de liberdade e marco de conquistas.
É interessante compreender essa questão. Mossoró possui áreas em gentrificação, fruto dos processos de transformação do capital, o qual influencia os esforços e investimentos com a finalidade de se estabelecer e atingir ideais de crescimento econômico. Contudo, a projeção dessa localidade tem a marca de um povo que se orgulha de suas histórias e que percebe e “parece” não valorizar o cenário promissor econômico das atividades e sociabilidades que possui.
Numa perspectiva que inclui a renovação dos espaços e a construção de uma cidade que permeia a inovação e a conquista de desbravadores, os investidores puderam perceber um mercado local pautado nas oportunidades visualizadas a cada momento em Mossoró.
A sua localização tem contribuído com esse crescimento, mas os desafios estão delineados por uma via muito mais ampla, que são as condições sócioeconômicas favoráveis às atividades hoje existentes. Por isso, os índices de crescimento são conhecidos em números nacionais e as projeções chamam a atenção de investidores na localidade.
Nesse sentido, é importante vislumbrar que o crescimento econômico trouxe consigo uma nova dinâmica e uma reestruturação do espaço urbano. Cidades médias como Mossoró possuem uma característica peculiar de inclusão num cenário econômico, de perspectivas que projetam a cidade para o futuro por meio da crescente reabilitação dos espaços e das funções deles inerentes. Os avanços nos espaços vem acompanhados de inúmeros desafios e, dentre eles, a perspectiva de romper com as amarras da segregação e da especulação imobiliária nos espaços em processo de gentrificação.
Com isso, é possível perceber que as inovações e a presença de novos empreendimentos no local também têm modificado as dinâmicas e a mobilidade urbana nesses lugares. Fato este possível principalmente pelas centralidades ali construídas em função da formação de área central. Ou seja, a possibilidade de mudança acompanhada com a reestruturação espacial é resultado da consolidação desse local e da sua afirmação no circuito de espaço gentrificado em Mossoró. Todavia, são perceptíveis as mudanças, que vão além do campo espacial, mas que relacionam notadamente a história, a cultura e a formação de novos valores em relação a constituição de um dado local.
"Mossoró possui áreas em gentrificação, fruto dos processos de transformação do capital"