Saber superar é preciso: Tejon Megido
De uma família simples de imigrantes, órfão de pai e abandonado pela mãe, o renomado palestrante e autor de pelo menos 33 livros , José Luiz Tejon Megido, é um sinônimo de superação das adversidades e contrariedades na vida. A esteira de sua história pessoal, se confunde com a sua vida profissional. Afinal, foi na lição de cada dia, nos detalhes que a vida lhe proporcionou, que o mesmo aprendeu como um guerreiro a lutar e ser um vencedor.
Além de ser filho adotivo e ter ciência de seu histórico de nascimento, Megido, na sua infância tem em seu memorial descritivo , o fato de ter sido queimado acidentalmente no rosto. Situação essa, que deixaram cicatrizes para a vida inteira e demarcaram uma série histórica de pelo menos 14 anos de tratamento. O que por sua vez, mudou a sua infância , o seu convívio em sociedade, e terminou sendo a oportunidade para adquirir mecanismos pessoais de superação para toda a sua vida.
"Não existe quem não tenha algo a ser superado, seja uma grande dificuldade ou uma limitação própria. E não existe superação fácil”, essa é uma de suas grandes lições. A de Megido foi no seio familiar e na doença, mas é bem certo que cada ser humano tem esse mote para prosseguir ou não. Alguns e talvez poucos, tenha tido forças para enfrentar e perceber o sentido do problema , como uma oportunidade de crescimento. Outros, que não são poucos, desistem ainda no caminho e perdem a garantia da superação e do crescimento, sobretudo diferenciado.
"Quando nós próprios nos abandonamos, descuidando-nos de nos transformar todos os dias em alguém melhor, nosso destino é ficar como as pedras. Petrificados, podemos ver, sentir, ouvir, porém jamais nos manifestar." Megido, deixa muito claro que temos que agir. É necessário, viver sem medo e seguir. Na hora que ficamos inertes, consequentemente não teremos nenhuma reação em nosso favor. Nada de se perder com lamentos e injúrias, o certo é que todos os dias, a principal superação antes de qualquer problema, deve ser a nossa , inclusive do que temos por convicção.
"Viver exige que estejamos preparados e prontos para saltar ao mar, à vida, antes de sermos arrancados e espancados pela força das ondas, pela transitoriedade"(Megido). Por isso, o que precisamos é ser mais forte do que qualquer situação. Todavia, o aporte para essa fortaleza capaz de enfrentar, resolver, e até mesmo saber o momento certo de recuar, depende da âncora fortemente constituída dos elementos essenciais para a vida: a fé, o amor, a perseverança, a confiança, o bom ânimo e a capacidade adquirida dia após dia em cada experiência vivida. Pois, a vida prepara o guerreiro e o tempo instrui para o sucesso.