top of page

A liberdade, como sentimento, para ser livre: Nelson Mandela

Em tempos que a liberdade é uma reflexão , e que ser livre ainda é uma incógnita, e que as grades não são a única forma de prisão, a humanidade ainda vive o ressentimento de lutar para viver como humanos. Até parece que tantos avanços nos privaram de liberdade e nos forjaram a viver no calabouço do isolamento, cercados pela ignorância e cobertos pelo malfazejo egoísta de querer sempre mais e de querer ser mais. Nessa divisa, ainda vivem as diferenças e as querelas, que vão além da dor e da cor, sobrepujam o amor e desenham a essência do ser atualmente.


“Quando eu saí em direção ao portão que me levaria à liberdade, eu sabia que, se eu não deixasse, a minha amargura e meu ódio para trás, eu ainda estaria na prisão.” Palavras de quem viveu pelo menos 30 anos por trás das grades, lutou por uma causa relacionada a etnia e o apartheid era a motivação. Nelson Mandela, foi esse valente na batalha pela igualdade racial, mas que nos deixa muitas lições, dentre elas, a perseverança, a coragem.


A esperança pautada na liberdade, era o seu sonho. Apesar de todas as torturas, humilhações e retaliações, o que mais nos chama a atenção em Mandela é a sua acreditação na humanidade, no ser humano, no olhar humano. “Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero.” Ele era conhecedor, ou melhor, sabia o que era viver as agruras humanas , e mesmo assim liberava sua liberdade de amar e inspirar em seus gestos e ações. É preciso saber viver ,a liberdade interior, e nela expressar a paz e o amor, tão essenciais para a vida.


“Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá à próxima refeição e há crianças com fome que choram”, disso Mandela tinha certeza. O jovem advogado , que depois de preso, excluído e torturado, condenado a prisão perpétua, chegou a viver por longos dias sem a esperança de ser livre. Mas, tudo na vida tem o seu tempo e no tempo certo, sua remissão e a sua liberdade chegaram juntas com o reconhecimento, maior do que ele mesmo imaginava: prêmio Nobel da Paz e Presidente da África do Sul. Autoridade máxima em prol dos direitos humanos, foi a sua vida, e tudo isso, nos deixa uma lição: sempre há esperança, tudo pode ser diferente, mesmo na prisão de cada um, das diferentes formas e modos.


Às vezes, a prisão não tem grades, ela está dentro de nós. “Não tem nada de iluminado no ato de se encolher, pois os outros se sentirão inseguros ao seu redor. Nascemos para manifestar a glória do Espírito que está dentro de nós. E a medida, que deixamos nossa luz brilhar, damos permissão para os outros fazerem o mesmo. À medida que libertamos nosso medo, nossa presença libera outros.” Mandela, nos inspira a viver como seres humanos livres, libertos. É essencial saber viver, saber sonhar, saber acreditar e ter fé. Dias melhores podem ser vividos, se pelos menos humanos soubermos ser.


DESTAQUE
POSTS RECENTES
SIGA
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
BUSCA POR TAGS
Nenhum tag.
bottom of page