top of page

Com o coração e a coragem de ser mãe: Irena Sendler

Somente o que sonda o infindável infinito e conhece os corações, pode saber a motivação, a força, e a determinação de uma mulher que conseguiu driblar poderosos soldados, com a fúria nazista contra os judeus no Gueto de Varsóvia, além da ira indomável de eliminar seres humanos presente naquele período .

Se não fosse o amor ao próximo, o escudo, a fortaleza de cada momento nada teria acontecido e pelo menos 2500 crianças, não teriam sido resgatadas antes de serem mortas cruelmente nos campos de concentração. Irena Sendler, tinha suas inclinações para ajudar, advindas da sua própria família. Seu pai, um médico, logo ensinou Irena valores que ela sustentou e usou durante a sua vida. Ajudar ao próximo, foi sua missão e ela soube enfrentar muito bem os obstáculos para vencer o medo e as incertezas até os seus objetivos serem alcançados.


Uma Assistente Social, polonesa, comprometida com a causa humana e sobretudo , com o ser humano. Pois, quantas vezes o envolvimento numa dada luta, não implica necessariamente a sua ação pronta e efetivamente capaz de vencer as intempéries em prol da mesma. Em alguns casos, o que temos é somente discursos invasivos e empolgantes.


Mas, com Irena foi diferente. Ela teve que nadar contra o mar lágrimas de mães se separando de seus filhos, mãos de mães e filhos dilaceradas que hesitavam a separação. Imagino o desespero, a angústia e o pavor no estreito caminho entre a vida e a morte. Muitas vidas foram salvas pela aguerrida mãe de amor.


Uma mãe que inspira ser mãe, assim foi a mãe de Sendler. Valores humanos, cristãos, ensinados e vivenciados dia após dia, sem acepção de pessoas e de valores e sem vicissitudes, atribuídas a dignidade da pessoa humana . Muitas vezes, esquecemos que ser mãe não é só cuidar da lida diária, dos afazeres e das ações cotidianas prontamente atendidas. É cuidar de uma vida inteira, comportamentos e atitudes que refletem em cada momento, uma lição para a eternidade.


Em cada lágrima transformada em esperança para a vida futura misturada com a ânsia de fazer mais, fizeram cada criança órfã de família, ser adotada pelo amor de Sendler ; Que arriscou a sua vida, quando falsificava documentos, escondendo crianças em sacos de lixo, caixas, enfim foram inúmeras as formas utilizadas com o único objetivo: mais que gerar, salvar vidas.


Ser o alento acolhedor na hora da dificuldade é característica inerente para alguns. Nem todas as pessoas conseguem ser sensíveis a problemas que não são seus. O doar, o amar e o fazer sem saber a quem são dádivas, ou melhor, dons escolhidos divinamente. Assim como ser mãe é uma escolha de Deus para nós. Pois, mais que ser mãe biológica é ser uma mãe de amor e com amor na solicitude da vida.


DESTAQUE
POSTS RECENTES
SIGA
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
BUSCA POR TAGS
Nenhum tag.
bottom of page