top of page

Resiliência, sinergia e resistência: a vida como ela é!

As inquietudes da vida, modeladas pelas intempéries do cotidiano que nem sempre são esperadas, muitas vezes chegam e estamos desabrigados. Fora de um habitat seguro, os vendavais, podem levar de nós a esperança da reconstrução e a visão que faz enxergar , que toda tempestade tem seu fim e há sempre um oportunidade para um recomeço.


A gênese da insegurança é a falta de cobertura espiritual, arregimentada pela fé e pela sinergia . O aporte âncora, depende de nossa relação com outras pessoas , o convívio nos torna mais forte, mais humano, mais dependente e com ela a humildade ,a tolerância e a capacidade de perceber as fragilidades que vão ajudar no reparo e na construção de uma grande fortaleza interior.


Em um dado momento da vida, Érico Veríssimo nos adverte :” precisamos dar um sentido humano às nossas construções. E, quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.” Para adquirirmos a essência da vida com a simplicidade da natureza, do ambiente que nos rodeia e acima de tudo para visualizarmos nossas falhas, consertarmos nossos erros e seguir tranquilo frente as indiferenças no limbo que concentra a diversidade de situações.


Não que enfrentar as agruras seja tão simples assim. Mas, é preciso ter resiliência imbuída em cada atitude, forma de agir e pensar. Afinal, a vida é tão cheia de mistérios e limitações que a sua complexidade pode começar a ser melhor compreendida, na simplicidade da lida e nas condições de vida por ela mesma intitulada, saber viver bem é o nosso maior desafio.


A longanimidade dos fatos geradores de sofrimento e dor , dependem de um processo de aprendizagem contínua. E a lição só chega ao fim, quando o nosso melhor professor , o tempo, é capaz de discernir se a resistência em nós manifesta, foi capaz de nos tornar mais forte e capacitado para o aperfeiçoamento contínuo da sabedoria nossa de cada dia.


É o exercício diário de saber sonhar, almejar ideais novos e enlevar o espírito de gratidão e rendição para condição sine qua non de ser somente humano. Não que sonhar seja fácil, como bem prefaciou Rachel de Queiroz em seus escritos, mas é de sonhos que nos alimentamos e deles vamos nos fortalecendo, na escola preparatória da vida, aprendendo um estudo de cada vez, iluminados pela luz divina guiados pela constante semeadura de boas novas.


Afinal, é nesse limiar diário que integra resistência com a resiliência envoltos da sinergia, que nos faz entender o outro e perceber nossas constantes limitações e necessidades, para encontrarmos o caminho que nos conduz a felicidade e a vencer as dificuldades. Pois, as grandes batalhas, só fortalecem os guerreiros ,melhoram suas armas e ampliam suas visões.




DESTAQUE
POSTS RECENTES
SIGA
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
BUSCA POR TAGS
Nenhum tag.
bottom of page