DISCURSO POR OCASIÃO DE POSSE - ASCENSÃO COMO SECRETÁRIA GERAL DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E S
Quero cumprimentar o Confrade e Ilustre Presidente Dr. José Wellington Barreto, em nome do qual cumprimento as demais autoridades presentes.
Nobres Confrades e Confreiras,
De repente tudo mudou de lugar!
É assim, que começo essas linhas, haja vista, numa tarde ensolarada em Mossoró nessa mesma Avenida, numa época que eu pesquisava minha tese de doutoramento, quando olhei em minha volta e contemplei a paisagem e o povo, analisei o cenário e as circunstâncias e vi, que tudo havia mudado de lugar.
Mas, o que motivou a mudança de lugar naqueles dias, não é a mesma circunstância de hoje. Então, peço licença para descrever um relato:
Numa noite, uma confraria se reúne para discutir uma pauta ordinária, reunião agradável, regada por sorrisos e permeada por ideias.
O anfitrião, logo inicia dando as boas – vindas e não podia ser diferente a harmonia e o aguardo dos que ali , tiveram a oportunidade de estar para ouvir , as sábias palavras:
“ Sejam muito bem – vindos! O rei Davi diz o seguinte no Salmo 133:
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.
E continua dizendo: a união entre amigos é também a união de irmãos.
Agora , vem a seguinte arguição:
Os confrades e Confreiras aqui presentes, já sabem de quem estou falando...
Pois é, o registro parafraseia o Confrade Milton Marques de Medeiros, intitulado Imperador do País de Mossoró e eu digo que o mesmo era, o Ícone da mais alta estirpe intelectual da Terra de Santa Luzia.
A reflexão enunciada pelo Ilustre Confrade ( in memorian ), me fez pensar no momento de agora:
Primeiro, porque a ascensão de hoje é oriunda, da partida prematura para o Reino Celestial do mesmo ;
Segundo, porque a união é fundamental para o trabalho que aqui se prospecta, ao assinar tão importante termo de posse;
Terceiro, porque a vida para sempre depende muito da semeadura em nossas vidas.
Com a união, não teremos apenas o cumprimento de um Estatuto e de nossas obrigações ali previstas, teremos à ordenança divinal de bênçãos aqui e alhures.
Oxalá que Deus nos abençoe!
O meu desejo, é bem mais que demonstrar a gratidão pela oportunidade nesse Panteão. Todavia, o meu enlevo espiritual vem trazendo à tona uma trajetória de vida que aqui não há tempo para contar. Outrossim , é a fonte que outorga o grau de mais um espaço concedido , e repito, por Deus para peregrinar enquanto nessa vida terrena estiver.
Sabe, eu posso dizer que a vida prepara o guerreiro e o tempo é quem instrui para o sucesso.
Nada com devaneios e delírios, tudo com humildade, até porque já está escrito, que ela antecede a honra.
Por hora, quero concluir dizendo:
Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes... O importante é semear. (Cora Coralina)
Mossoró 27 de abril de 2018.